Rede e WI-FI

Não! Os nossos planos são sempre livres de franquia.

Existem algumas possibilidades que podem explicar essa situação, sendo elas: Compatibilidade e frequências.

Atualmente existem duas frequências Wi-Fi, sendo elas: a 2.4 GHz que é compatível com todos os dispositivos eletrônicos e a 5.8 GHz que é compatível apenas com dispositivos mais modernos, desta forma, os celulares, notebooks, TV’s e outros eletrônicos só conseguirão visualizar a rede turbo (5.8 GHz) caso sejam compatíveis com a mesma.

Portanto, quando a rede Wi-Fi não está disponível, é necessário analisar se o seu equipamento é compatível com a frequência 5.8 GHz, ou seja, se é compatível com a rede Wi-Fi (turbo), para isso, pesquise sobre as especificações técnicas do seu aparelho.

Visibilidade da rede: verifique no modem se o LED Wi-Fi 5Ghz está aceso e piscando, pois, caso esteja piscando isso quer dizer que a rede está visível. Caso o LED Wi-Fi não esteja aceso você deve pressionar com cuidado o botão Wi-Fi (localizado atrás do equipamento), aguardar alguns segundos e verificar se o LED vai acender e a rede passará a ficar visível.

Pronto, agora você já pode testar o seu acesso! Se o problema permanecer, é só entrar em contato com o time técnico da Via Connection Internet Fibra pelo WhatsApp (35) 99756-8469.

Não, o alcance do Wi-Fi não é influenciado pelo plano (largura de banda contratada). As redes sem fio são ondas de rádio (eletromagnéticas) que se espalham no ambiente assim como nossa voz (ondas sonoras) e que ao se chocarem com objetos e paredes são reduzidos e refletidas, ou seja, perdem “força” e qualidade, tornando-se mais fracas quando aumentamos nossa distância em relação ao roteador.

Outro fator que faz com que sua rede Wi-Fi não tenha uma cobertura satisfatória é a potência do seu roteador/modem, ele é o responsável por “jogar” o sinal mais distante.

A rede Wi-Fi (sem fio) é exposta a diversos tipos de interferências e por este motivo não há como garantir a velocidade do plano contratado. No entanto, apesar de não podermos garantir o plano via Wi-Fi, com boas práticas você poderá ter um melhor desempenho na sua conexão sem fio. Anota essas dicas 😉:

  1. Evite interferências: Para isso opte por utilizar a conexão Wi-Fi mais próxima do modem/roteador e evite locais que tenham barreiras físicas. Exemplo: paredes, espelhos e outros.
  2. Mantenha suas senhas seguras: Evite compartilhar a senha do Wi-Fi com muitas pessoas para não ter excesso de equipamentos conectados. Você pode consultar os dispositivos conectados entrando em contato com nossa Central de Atendimento, com isto, você pode identificar se há dispositivos estranhos conectados à rede, caso sim, alterar a senha do seu Wi-Fi para não ter usuários indesejados na rede. É só entrar em contato com o time técnico da Via Connection Internet Fibra pelo WhatsApp (35) 99756-8469.

Para garantirmos baixa latência enquanto jogamos on-line, precisamos seguir uma sequência de instruções e procedimentos em nossa conexão. A latência é o tempo em ms (milissegundos) que um pacote leva para ir até o servidor do jogo e voltar ao seu computador, por isso, ela depende da rede do seu provedor e da rede de terceiros e assim, quanto menor sua distância em relação ao servidor do jogo, menor será a latência. Isto leva a entender que, jogos que estão hospedados em servidores fora do Brasil vão ter latência mais alta, pois, os caminhos (rotas) até eles são maiores, em contrapartida, jogos com servidores no nosso país terão menor latência.

Uma dica é optar por jogos com servidores nacionais (se possível). Em sua casa use a conexão cabeada (quando possível), isso irá reduzir as interferências eletromagnéticas que atingem sua rede Wi-Fi, assim como, perdas por conta do alcance e barreiras. Verifique a integridade do seu cabo de rede, pois, conectores sujos, oxidados ou quebrados, podem afetar a comunicação do seu computador com o modem/roteador.

Além disso, analise o estado em que seu computador se encontra, memórias e processadores no limite (próximos a 100% de uso) podem interferir diretamente em sua experiência enquanto joga.

Primeiro, verifique se o Wi-Fi está ativado e se você está conectado a sua rede, caso esteja, desligue o modem e após por 10 segundos ligue novamente, logo em seguida teste sua conexão.

Seu acesso normalizou? Caso a resposta seja não, confira se os demais dispositivos celulares da sua residência estão com acesso, caso estejam, esqueça e senha do dispositivo que está sem acesso insira a senha novamente e após isso, reinicie o dispositivo e teste sua conexão.

Se mesmo após esses procedimentos, a sua conexão não normalizar, entre em contato com o time técnico da Via Connection Internet Fibra pelo WhatsApp (35) 99756-8469.